Pular para o conteúdo principal

OS DECRETOS DE DEUS

Deus é soberano sobre tudo e sobre todos. Desde toda a eternidade, ele determinou soberanamente, tudo quanto há de suceder, e executa a sua soberana vontade em toda a criação de conformidade com o seu plano predeterminado. Nas palavras de Wayne Grudem “os decretos de Deus são os divinos desígnios eternos por meio dos quais, antes da criação do mundo, ele determinou tudo o que acontece”. Em face disto iremos ressaltar algumas características do Decreto de Deus para melhor compreensão do assunto.



1. É ETERNO. É eterno no sentido em que o decreto nasceu na mente eterna de Deus. Que Deus desde toda a eternidade preordenou todas as coisas que acontecem (Atos 15. 18). Ele conhece o final desde o princípio. 

2. É SÁBIO. Todas as coisas acontecem pela sábia providência divina (Salmos 104. 24). O universo não é governado por destino ou sorte, mas por um Deus pessoal e sábio. Devemos ver a mão de Deus nos acontecimentos de todos os dias, pois ele faz cooperar todas as coisas para o bem daqueles que amam a Deus (Romanos 8. 28). 

3. É EFICAZ. Uma vez que nada pode frustrar o seu propósito e aquilo que ele decretou certamente sucederá. Jó disse: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jó 42. 2). 

4. IMUTÁVEL. Os planos humanos podem ser alterados por vários motivos. No entanto, os desígnios de Deus não mudarão, porque Deus é imutável, fiel e verdadeiro. A Bíblia diz: “O conselho do SENHOR dura para sempre; os desígnios do seu coração, por todas as gerações” (Salmos 33. 11). 

5. É UNIVERSAL. Isto significa que tudo o que se passa no mundo está debaixo da soberania divina. Tanto as boas ações dos homens quanto seus atos iníquos (Efésios 2. 10 e Atos 2. 23), os meios bem como o respectivo fim (2 Tessalonicenses  2. 13 e Efésios 1. 4), a duração da existência humana (Salmos 139. 16) e o lugar de sua habitação (Atos 17. 26). 

6. COM REFERÊNCIA AO PECADO, O DECRETO É PERMISSIVO. Deus não pode ser autor do pecado porque Ele é santo e o pecado é uma violação de sua vontade. Segundo o teólogo Berkhof:

O decreto de Deus torna o ato pecaminoso futuro absolutamente certo, mas não significa que Deus por seu próprio ato o fará acontecer. Deus decretou não impedir o ato pecaminoso da autodeterminação da criatura, mas, todavia regular e controlar os seus resultados (Salmos 78. 29; 105. 15; Atos 14. 16; 17. 30). 

Deus nos criou com a característica da responsabilidade pelos próprios atos, e assim somos!

Rev. Marcello Gomes

Redes Sociais: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARACTERÍSTICAS DE UM BOM PRESBÍTERO

O ofício de Presbítero não pertence a todo e qualquer homem, visto ser o mesmo algo valiosíssimo e ainda aqueles que o aspiram devem ponderar prudentemente se são capazes de suportar uma responsabilidade tão pesada. João Calvino  P or esta razão, há algumas qualidades que devem marcar a vida de um presbítero. Sem elas nenhum homem cristão será um bom presbítero. Primeiro , ser um homem de oração . Sem oração não há poder. Sem oração não há espiritualidade. E. M. Bounds disse: “ Muita oração é o sinal e o selo dos grandes líderes de Deus ”. Nenhum conhecimento substitui a oração ou falta dela. A sua vida de oração revela claramente até que ponto você é uma pessoa de Deus e um líder espiritual. Segundo , ser um homem de vida irrepreensível . Significa que aquele aspira ao episcopado desfrute de excelente reputação e seja eximido de qualquer nódoa escandalosa, uma vez que a pessoa de Deus deve ser conhecida pela sua integridade. Nas palavras de Calvino, o presbítero não deve

OS ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS DE DEUS

Os atributos comunicáveis de Deus são  aqueles que os homens também possuem ou que Deus nos comunica. A diferença é que as qualidades humanas são imperfeitas e os atributos de Deus são perfeitos. Vejamos alguns atributos comunicáveis de Deus. 1. O CONHECIMENTO DE DEUS. Deus conhece tudo a respeito de si mesmo, de todos e tudo no passado, presente e futuro. O salmista ficou impressionado em face do abrangente, exaustivo e infinito conhecimento divino: “...Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir” (Salmos 139.1-6). 2. O AMOR DE DEUS . O amor não é Deus, mas Deus é amor (1 João 4.8). O amor de Deus é imerecido sacrificial. Ele nos amou,sendo nós ainda pecadores (Romanos 5.8). Além disso, o amor de Deus é duradouro, não muda, permanece sempre o mesmo, apesar de nossos defeitos e erros (Jeremias 31.3). Deus ama e nunca cessa de amar!  3. A JUSTIÇA DE DEUS . Deus sempre age  segundo o que é justo e ele mesmo é o  parâmet