Pular para o conteúdo principal

5 PROVAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS

Santo Tomás de Aquino
(propôs 5 vias provando a existência de Deus).
Essas provas são tentativas de fazer as pessoas ponderar racionalmente ou corretamente as evidências da existência de Deus, apesar das tendências irracionais suscitadas pelo pecado. Em resposta ao ateísmo, argumentos foram elaborados como provas naturais da existência de Deus.

1. Argumento Ontológico: A ideia de Deus na mente do homem é um argumento em favor da existência divina. Se temos a ideia de Deus em nossa mente, é prova de que Ele existe. Da constituição da natureza da alma humana podemos concluir que Deus realmente existe.

2. Argumento Moral: O senso da justiça, da verdade, do certo e do errado e do bem pressupõe a existência de Deus, o Sumo Bem. A nossa constituição moral, que nos faz saber o que é certo e o que é errado, leva-nos a entender que nenhum governo moral seria possível se não houvesse Alguém que imprimiu essas leis em nós.

3. Argumento Cosmológico: Uma vez que toda coisa conhecida do universo tem uma causa adequada, a causa do universo tão grandioso só pode ser Deus. Portanto, o mundo tem uma causa adequada, fora de si mesmo, que o produziu – Deus, a primeira Causa, a causa não causada!

4. Argumento Teleológico: O mundo revela ordem, harmonia e propósito indicando com isso a existência de um Grande Arquiteto. Se esse mundo é perfeito nos seus fins e propósitos, deve haver alguém Maior do que ele que o trouxe à existência.

5. Argumento do Consenso Universal: Se a natureza do homem naturalmente leva ao culto religioso, isto só pode achar sua explicação num ser superior que constituiu o homem um ser religioso. O semen religionis e o sensus divinitatis presentes na alma humana apontam para um ser superior. Segundo Cícero “não há nação tão bárbara e povo tão selvagem, que não tenha uma convicção profunda de que há um Deus”.


Pr. Marcello Gomes

Redes Sociais: 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

OS DECRETOS DE DEUS

Deus é soberano sobre tudo e sobre todos. Desde toda a eternidade, ele determinou soberanamente, tudo quanto há de suceder, e executa a sua soberana vontade em toda a criação de conformidade com o seu plano predeterminado. Nas palavras de Wayne Grudem “ os decretos de Deus são os divinos desígnios eternos por meio dos quais, antes da criação do mundo, ele determinou tudo o que acontece ”. Em face disto iremos ressaltar algumas características do Decreto de Deus para melhor compreensão do assunto. 1. É ETERNO . É eterno no sentido em que o decreto nasceu na mente eterna de Deus. Que Deus desde toda a eternidade preordenou todas as coisas que acontecem (Atos 15. 18). Ele conhece o final desde o princípio.  2. É SÁBIO . Todas as coisas acontecem pela sábia providência divina (Salmos 104. 24). O universo não é governado por destino ou sorte, mas por um Deus pessoal e sábio. Devemos ver a mão de Deus nos acontecimentos de todos os dias, pois ele faz cooperar todas as coisas

CARACTERÍSTICAS DE UM BOM PRESBÍTERO

O ofício de Presbítero não pertence a todo e qualquer homem, visto ser o mesmo algo valiosíssimo e ainda aqueles que o aspiram devem ponderar prudentemente se são capazes de suportar uma responsabilidade tão pesada. João Calvino  P or esta razão, há algumas qualidades que devem marcar a vida de um presbítero. Sem elas nenhum homem cristão será um bom presbítero. Primeiro , ser um homem de oração . Sem oração não há poder. Sem oração não há espiritualidade. E. M. Bounds disse: “ Muita oração é o sinal e o selo dos grandes líderes de Deus ”. Nenhum conhecimento substitui a oração ou falta dela. A sua vida de oração revela claramente até que ponto você é uma pessoa de Deus e um líder espiritual. Segundo , ser um homem de vida irrepreensível . Significa que aquele aspira ao episcopado desfrute de excelente reputação e seja eximido de qualquer nódoa escandalosa, uma vez que a pessoa de Deus deve ser conhecida pela sua integridade. Nas palavras de Calvino, o presbítero não deve

OS ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS DE DEUS

Os atributos comunicáveis de Deus são  aqueles que os homens também possuem ou que Deus nos comunica. A diferença é que as qualidades humanas são imperfeitas e os atributos de Deus são perfeitos. Vejamos alguns atributos comunicáveis de Deus. 1. O CONHECIMENTO DE DEUS. Deus conhece tudo a respeito de si mesmo, de todos e tudo no passado, presente e futuro. O salmista ficou impressionado em face do abrangente, exaustivo e infinito conhecimento divino: “...Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir” (Salmos 139.1-6). 2. O AMOR DE DEUS . O amor não é Deus, mas Deus é amor (1 João 4.8). O amor de Deus é imerecido sacrificial. Ele nos amou,sendo nós ainda pecadores (Romanos 5.8). Além disso, o amor de Deus é duradouro, não muda, permanece sempre o mesmo, apesar de nossos defeitos e erros (Jeremias 31.3). Deus ama e nunca cessa de amar!  3. A JUSTIÇA DE DEUS . Deus sempre age  segundo o que é justo e ele mesmo é o  parâmet