Pular para o conteúdo principal

DEUS É INCOMPREENSÍVEL, MAS PODE SER CONHECIDO

A Bíblia diz que Deus é ao mesmo tempo incompreensível e pode ser conhecido. Deus é Incompreensível porque não há possibilidade de compreender aquilo que está acima de nós. A grandeza de Deus excede o nosso entendimento: “Eis que Deus é grande, e não o podemos compreender; o número dos seus anos não se pode calcular” (Jó 36. 26).
Deus é incompreensível porque Ele é grande demais, forte demais, elevado demais e faz coisas grandiosas demais que nós não compreendemos (Jó 37. 5).

Resultado de imagem para DEUS É INCOMPREENSÍVEL
Os seus caminhos são inescrutáveis (Romanos 11. 33, 34).
Deus é incompreensível porque não somos capazes de alcançar o seu raciocínio e acompanhar o seu pensamento. Os pensamentos de Deus estão muito acima dos nossos pensamentos e os seus caminhos muito mais alto do que os nossos caminhos (Isaías 55. 8-9). Ninguém pode esquadrinhar o entendimento de Deus (Isaías 40. 28).

Deus é incompreensível porque somos gota d`água ou pó de areia diante da infinita majestade divina (Is 40.15). O finito não pode conter o infinito. Não podemos desvendar os arcanos de Deus ou penetrar até à perfeição do Todo-Poderoso (Jó 11. 7). Não podemos saber completamente o que Deus é, nem esquadrinhar a sua obra desde o princípio até o final (Eclesiastes 3. 11).

Por fim, em essência Deus é incompreensível, mas pode ser conhecido porque Ele tomou a iniciativa de se revelar. Se Deus não se revelasse, por causa de sua natureza infinita e majestosa jamais poderíamos ter qualquer conhecimento dele. Segundo Louis Berkhof:
A Bíblia atesta uma dupla revelação de Deus: uma revelação na natureza que nos cerca, na consciência humana, e no governo providencial do mundo; e uma revelação encarnada na Bíblia como a Palavra de Deus (Salmo 19. 1-2 e Hebreus 1. 1-2).
Embora o nosso conhecimento de Deus não possa ser exaustivo, no entanto, pode ser real e verdadeiro. Jesus disse:
E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. (João 17. 3)
Pr. Marcello Gomes

Redes Sociais: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DECRETOS DE DEUS

Deus é soberano sobre tudo e sobre todos. Desde toda a eternidade, ele determinou soberanamente, tudo quanto há de suceder, e executa a sua soberana vontade em toda a criação de conformidade com o seu plano predeterminado. Nas palavras de Wayne Grudem “ os decretos de Deus são os divinos desígnios eternos por meio dos quais, antes da criação do mundo, ele determinou tudo o que acontece ”. Em face disto iremos ressaltar algumas características do Decreto de Deus para melhor compreensão do assunto. 1. É ETERNO . É eterno no sentido em que o decreto nasceu na mente eterna de Deus. Que Deus desde toda a eternidade preordenou todas as coisas que acontecem (Atos 15. 18). Ele conhece o final desde o princípio.  2. É SÁBIO . Todas as coisas acontecem pela sábia providência divina (Salmos 104. 24). O universo não é governado por destino ou sorte, mas por um Deus pessoal e sábio. Devemos ver a mão de Deus nos acontecimentos de todos os dias, pois ele faz cooperar todas as coisas

CARACTERÍSTICAS DE UM BOM PRESBÍTERO

O ofício de Presbítero não pertence a todo e qualquer homem, visto ser o mesmo algo valiosíssimo e ainda aqueles que o aspiram devem ponderar prudentemente se são capazes de suportar uma responsabilidade tão pesada. João Calvino  P or esta razão, há algumas qualidades que devem marcar a vida de um presbítero. Sem elas nenhum homem cristão será um bom presbítero. Primeiro , ser um homem de oração . Sem oração não há poder. Sem oração não há espiritualidade. E. M. Bounds disse: “ Muita oração é o sinal e o selo dos grandes líderes de Deus ”. Nenhum conhecimento substitui a oração ou falta dela. A sua vida de oração revela claramente até que ponto você é uma pessoa de Deus e um líder espiritual. Segundo , ser um homem de vida irrepreensível . Significa que aquele aspira ao episcopado desfrute de excelente reputação e seja eximido de qualquer nódoa escandalosa, uma vez que a pessoa de Deus deve ser conhecida pela sua integridade. Nas palavras de Calvino, o presbítero não deve

OS ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS DE DEUS

Os atributos comunicáveis de Deus são  aqueles que os homens também possuem ou que Deus nos comunica. A diferença é que as qualidades humanas são imperfeitas e os atributos de Deus são perfeitos. Vejamos alguns atributos comunicáveis de Deus. 1. O CONHECIMENTO DE DEUS. Deus conhece tudo a respeito de si mesmo, de todos e tudo no passado, presente e futuro. O salmista ficou impressionado em face do abrangente, exaustivo e infinito conhecimento divino: “...Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir” (Salmos 139.1-6). 2. O AMOR DE DEUS . O amor não é Deus, mas Deus é amor (1 João 4.8). O amor de Deus é imerecido sacrificial. Ele nos amou,sendo nós ainda pecadores (Romanos 5.8). Além disso, o amor de Deus é duradouro, não muda, permanece sempre o mesmo, apesar de nossos defeitos e erros (Jeremias 31.3). Deus ama e nunca cessa de amar!  3. A JUSTIÇA DE DEUS . Deus sempre age  segundo o que é justo e ele mesmo é o  parâmet