Pular para o conteúdo principal

VIVENDO NO LIMITE

Tudo começou no Jardim do Éden com Adão e Eva, nossos primeiros pais. No livro de Gênesis capítulos 2 e 3, Deus deu-lhes uma ordem para que não comessem do fruto da árvore que estava no meio do jardim, mas eles o desobedeceram e comeram do fruto proibido. Deus havia estabelecido um limite! E a consequência desse desatino todos nós já sabemos e sofremos na própria pele.

Há pessoas que gostam de viver perigosamente no limite. Isto implica num alto risco de queda. O homem sem Deus vive ultrapassando os limites e o crente muitas vezes é tentado a sair dos limites estabelecidos por Deus e em sua Palavra. Os pais estabelecem limites para seus filhos visando o melhor para eles. O cidadão vive debaixo de leis. O motorista sabe que não pode ultrapassar os limites de velocidade. O aluno tem que se enquadrar dentro das normas estabelecidas por sua escola. O médico tem um código de ética para seguir. 

Resultado de imagem para vivendo no limite deus

Conheci um comerciante que desconfiava da conduta de um empregado e descobriu na marmita deste uma torneira. O funcionário quebrou o limite da confiança de seu patrão e foi demitido por justa causa. Faltando uma semana para o casamento, os noivos foram ao imóvel onde iriam morar, para ver algum detalhe, e "caíram" lá.

O Apóstolo Paulo disse: "Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia"; "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convém" I Co 6.12 a e "... não useis da liberdade para dar ocasião à carne"(Gálatas 5.13). Jesus foi tentado pelo diabo, mas não cedeu um milímetro sequer (Mateus 4.1-11). Muitos ignoram os desígnios de Satanás e são envolvidos por ele. O homem por sua própria força e capacidade não conseguirá derrotar o inimigo. 

Em seu Hino: "Castelo Forte", na 2ª estrofe, Martinho Lutero diz: "A força do homem nada faz, sozinho está perdido! Mas nosso Deus socorro traz, em seu Filho escolhido". Jesus sempre respondia ao diabo em suas tentações: "Está escrito!" Há vários textos da Palavra de Deus recomendando-nos vigilância e resistência, dentre eles: 

"Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós" (Tiago 4.7). "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo vosso adversário, anda em derredor como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé" (I Pedro 5.8 e 9). 

A convicção de que temos uma nova identidade: "novas criaturas" em Cristo Jesus e de "cidadãos dos céus" nos manterá dentro dos limites estabelecidos por Deus e em sua Palavra! Deus abençoe a todos!  
Rev. Lineu Faria 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DECRETOS DE DEUS

Deus é soberano sobre tudo e sobre todos. Desde toda a eternidade, ele determinou soberanamente, tudo quanto há de suceder, e executa a sua soberana vontade em toda a criação de conformidade com o seu plano predeterminado. Nas palavras de Wayne Grudem “ os decretos de Deus são os divinos desígnios eternos por meio dos quais, antes da criação do mundo, ele determinou tudo o que acontece ”. Em face disto iremos ressaltar algumas características do Decreto de Deus para melhor compreensão do assunto. 1. É ETERNO . É eterno no sentido em que o decreto nasceu na mente eterna de Deus. Que Deus desde toda a eternidade preordenou todas as coisas que acontecem (Atos 15. 18). Ele conhece o final desde o princípio.  2. É SÁBIO . Todas as coisas acontecem pela sábia providência divina (Salmos 104. 24). O universo não é governado por destino ou sorte, mas por um Deus pessoal e sábio. Devemos ver a mão de Deus nos acontecimentos de todos os dias, pois ele faz cooperar todas as coisas

CARACTERÍSTICAS DE UM BOM PRESBÍTERO

O ofício de Presbítero não pertence a todo e qualquer homem, visto ser o mesmo algo valiosíssimo e ainda aqueles que o aspiram devem ponderar prudentemente se são capazes de suportar uma responsabilidade tão pesada. João Calvino  P or esta razão, há algumas qualidades que devem marcar a vida de um presbítero. Sem elas nenhum homem cristão será um bom presbítero. Primeiro , ser um homem de oração . Sem oração não há poder. Sem oração não há espiritualidade. E. M. Bounds disse: “ Muita oração é o sinal e o selo dos grandes líderes de Deus ”. Nenhum conhecimento substitui a oração ou falta dela. A sua vida de oração revela claramente até que ponto você é uma pessoa de Deus e um líder espiritual. Segundo , ser um homem de vida irrepreensível . Significa que aquele aspira ao episcopado desfrute de excelente reputação e seja eximido de qualquer nódoa escandalosa, uma vez que a pessoa de Deus deve ser conhecida pela sua integridade. Nas palavras de Calvino, o presbítero não deve

OS ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS DE DEUS

Os atributos comunicáveis de Deus são  aqueles que os homens também possuem ou que Deus nos comunica. A diferença é que as qualidades humanas são imperfeitas e os atributos de Deus são perfeitos. Vejamos alguns atributos comunicáveis de Deus. 1. O CONHECIMENTO DE DEUS. Deus conhece tudo a respeito de si mesmo, de todos e tudo no passado, presente e futuro. O salmista ficou impressionado em face do abrangente, exaustivo e infinito conhecimento divino: “...Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir” (Salmos 139.1-6). 2. O AMOR DE DEUS . O amor não é Deus, mas Deus é amor (1 João 4.8). O amor de Deus é imerecido sacrificial. Ele nos amou,sendo nós ainda pecadores (Romanos 5.8). Além disso, o amor de Deus é duradouro, não muda, permanece sempre o mesmo, apesar de nossos defeitos e erros (Jeremias 31.3). Deus ama e nunca cessa de amar!  3. A JUSTIÇA DE DEUS . Deus sempre age  segundo o que é justo e ele mesmo é o  parâmet