Pular para o conteúdo principal

UM NOME A ZELAR

Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro! Provérbios 22.1
Todos nós recebemos um nome. É uma escolha da qual não participamos. Nossos pais escolheram um nome para nós por alguma razão. Goste ou não você do nome que lhe foi dado - esse é o seu nome! Não importa que nome tenha. Deus o ama de verdade! A Bíblia nos ensina a zelar pelo nome conforme está no versículo acima. O nome tem um peso muito grande na vida de uma pessoa. Quase ninguém gosta de ouvir seu nome ser falado ou ser escrito erradamente. E nem de ser trocado. Nosso nome é o maior patrimônio. Ele é o mais precioso legado.

Resultado de imagem para bom nome
Muitos nomes foram dados impensadamente gerando constrangimentos à pessoa. Quando este fato acontece é facultado à pessoa a troca de nome, garantido por lei. Por isso, os pais devem pesquisar bastante sobre o significado deste ou daquele nome antes de registrar seu filho ou filha. A maioria dos nomes bíblicos possuem um ou mais significados. Nosso nome e reputação nunca deveriam ser manchados. Leva-se um bom tempo para se construir um nome. Entretanto, bastam poucos segundos para o destruirmos.


Como isso acontece? Quando não oramos, vigiamos, testemunhamos e também quando baixamos a guarda, permitindo a ação do inimigo. A Palavra de Deus cita vários exemplos de pessoas que tiveram bons nomes e foram estimadas: Noé (Gn 6.9); Jó (Jó 1.1); Profeta Samuel (I Sm 9.6); Mordecai (Et 10.3); Viúva da cidade de Naim e seu filho único (Lc 7.11-17); Lázaro (Jo 11.32-36); Lucas, o médico amado (Cl 4.14) e a filha de Jairo (Mc 5.38 e 39). 

Creio que a maior benção que recebemos é o de sermos chamados filhos de Deus. Além de receber um nome aqui na terra, recebemos um outro ainda melhor, de duração eterna: O de filho de Deus, amado por Ele! Nunca deveríamos brincar com o nosso nome e nem com o de ninguém. Antes de passar adiante alguma informação a respeito de uma pessoa, deveríamos procurar conhecê-la melhor e buscar a verdade dos fatos. Sejamos caridosos com suas falhas. Procuremos ressaltar sempre suas virtudes e qualidades. Quem não possui defeitos? Quem nunca errou? "Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado" (Gl 6.1). Deus abençoe a todos.

Rev. Lineu Faria

Redes Sociais: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DECRETOS DE DEUS

Deus é soberano sobre tudo e sobre todos. Desde toda a eternidade, ele determinou soberanamente, tudo quanto há de suceder, e executa a sua soberana vontade em toda a criação de conformidade com o seu plano predeterminado. Nas palavras de Wayne Grudem “ os decretos de Deus são os divinos desígnios eternos por meio dos quais, antes da criação do mundo, ele determinou tudo o que acontece ”. Em face disto iremos ressaltar algumas características do Decreto de Deus para melhor compreensão do assunto. 1. É ETERNO . É eterno no sentido em que o decreto nasceu na mente eterna de Deus. Que Deus desde toda a eternidade preordenou todas as coisas que acontecem (Atos 15. 18). Ele conhece o final desde o princípio.  2. É SÁBIO . Todas as coisas acontecem pela sábia providência divina (Salmos 104. 24). O universo não é governado por destino ou sorte, mas por um Deus pessoal e sábio. Devemos ver a mão de Deus nos acontecimentos de todos os dias, pois ele faz cooperar todas as coisas

CARACTERÍSTICAS DE UM BOM PRESBÍTERO

O ofício de Presbítero não pertence a todo e qualquer homem, visto ser o mesmo algo valiosíssimo e ainda aqueles que o aspiram devem ponderar prudentemente se são capazes de suportar uma responsabilidade tão pesada. João Calvino  P or esta razão, há algumas qualidades que devem marcar a vida de um presbítero. Sem elas nenhum homem cristão será um bom presbítero. Primeiro , ser um homem de oração . Sem oração não há poder. Sem oração não há espiritualidade. E. M. Bounds disse: “ Muita oração é o sinal e o selo dos grandes líderes de Deus ”. Nenhum conhecimento substitui a oração ou falta dela. A sua vida de oração revela claramente até que ponto você é uma pessoa de Deus e um líder espiritual. Segundo , ser um homem de vida irrepreensível . Significa que aquele aspira ao episcopado desfrute de excelente reputação e seja eximido de qualquer nódoa escandalosa, uma vez que a pessoa de Deus deve ser conhecida pela sua integridade. Nas palavras de Calvino, o presbítero não deve

OS ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS DE DEUS

Os atributos comunicáveis de Deus são  aqueles que os homens também possuem ou que Deus nos comunica. A diferença é que as qualidades humanas são imperfeitas e os atributos de Deus são perfeitos. Vejamos alguns atributos comunicáveis de Deus. 1. O CONHECIMENTO DE DEUS. Deus conhece tudo a respeito de si mesmo, de todos e tudo no passado, presente e futuro. O salmista ficou impressionado em face do abrangente, exaustivo e infinito conhecimento divino: “...Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir” (Salmos 139.1-6). 2. O AMOR DE DEUS . O amor não é Deus, mas Deus é amor (1 João 4.8). O amor de Deus é imerecido sacrificial. Ele nos amou,sendo nós ainda pecadores (Romanos 5.8). Além disso, o amor de Deus é duradouro, não muda, permanece sempre o mesmo, apesar de nossos defeitos e erros (Jeremias 31.3). Deus ama e nunca cessa de amar!  3. A JUSTIÇA DE DEUS . Deus sempre age  segundo o que é justo e ele mesmo é o  parâmet