Pular para o conteúdo principal

A RECONCILIAÇÃO COM DEUS

Segundo John MacArtur “uma visão de mundo autenticamente cristã depende um conhecimento do Evangelho, portanto, a pessoa cujo entendimento do Evangelho for errado, não poderá ter uma visão cristã de mundo correta”. Mas o que é o Evangelho? Qual o conteúdo essencial da mensagem cristã? Voltemos às Escrituras para obtermos tais respostas. O centro da mensagem do evangelho é claramente apresentado por Paulo em 2 Coríntios 5.18-21. Senão vejamos: 

1. A necessidade da Reconciliação: O pecado é o pior mal do mundo. O pecado provocou um abismo espiritual, pois separou o homem de Deus. Provocou um abismo social, pois separou o homem do seu próximo. Provocou um abismo psicológico, pois separou o homem de si mesmo, e provocou um abismo ecológico, pois separou o homem da natureza, fazendo dele um depredador ou um adorador da mesma natureza. O homem precisa de Deus desesperadamente.
Resultado de imagem para A RECONCILIAÇÃO COM DEUS

2. A Reconciliação é uma iniciativa divina: “Ora, tudo provém de Deus...” O homem é o ofensor e Deus é o ofendido. A reconciliação deveria ter partido de nós, a parte ofensora mas partiu de Deus, a parte ofendida. Deus restaurou o relacionamento entre si mesmo e nós. O evangelho não é o homem buscando a Deus, mas Deus buscando o homem. Deus providenciou para nós um caminho de volta para Ele.

3. Cristo é o agente da reconciliação: “a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões”. Cristo é a ponte que nos liga a Deus. Cristo é o único caminho de volta para Deus. Ele é o único mediador entre Deus e os homens. A morte de Cristo na cruz foi o preço da reconciliação. Não havia outro meio de sermos reconciliados com Deus. Cristo fez a reconciliação pelo sangue da sua cruz. Deus colocou na conta de Cristo os nossos pecados. Cristo não conheceu pecado, mas foi feito pecado por nós. Ele bebeu o cálice da ira de Deus que deveríamos beber. Ele carregou sobre o madeiro os nossos pecados.

4. Os crentes são embaixadores da Reconciliação. Fomos comissionados por Deus para proclamar a mensagem da reconciliação a outras pessoas decaídas. Esse é o nosso principal dever e isso deve moldar toda nossa perspectiva de mundo. O Deus que reconciliou o mundo consigo mesmo, pela morte de seu filho, agora apela ao mundo, por intermédio de seus embaixadores, para que se reconcilie com ele.

Pr. Marcello Gomes

Redes Sociais: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DECRETOS DE DEUS

Deus é soberano sobre tudo e sobre todos. Desde toda a eternidade, ele determinou soberanamente, tudo quanto há de suceder, e executa a sua soberana vontade em toda a criação de conformidade com o seu plano predeterminado. Nas palavras de Wayne Grudem “ os decretos de Deus são os divinos desígnios eternos por meio dos quais, antes da criação do mundo, ele determinou tudo o que acontece ”. Em face disto iremos ressaltar algumas características do Decreto de Deus para melhor compreensão do assunto. 1. É ETERNO . É eterno no sentido em que o decreto nasceu na mente eterna de Deus. Que Deus desde toda a eternidade preordenou todas as coisas que acontecem (Atos 15. 18). Ele conhece o final desde o princípio.  2. É SÁBIO . Todas as coisas acontecem pela sábia providência divina (Salmos 104. 24). O universo não é governado por destino ou sorte, mas por um Deus pessoal e sábio. Devemos ver a mão de Deus nos acontecimentos de todos os dias, pois ele faz cooperar todas as coisas

CARACTERÍSTICAS DE UM BOM PRESBÍTERO

O ofício de Presbítero não pertence a todo e qualquer homem, visto ser o mesmo algo valiosíssimo e ainda aqueles que o aspiram devem ponderar prudentemente se são capazes de suportar uma responsabilidade tão pesada. João Calvino  P or esta razão, há algumas qualidades que devem marcar a vida de um presbítero. Sem elas nenhum homem cristão será um bom presbítero. Primeiro , ser um homem de oração . Sem oração não há poder. Sem oração não há espiritualidade. E. M. Bounds disse: “ Muita oração é o sinal e o selo dos grandes líderes de Deus ”. Nenhum conhecimento substitui a oração ou falta dela. A sua vida de oração revela claramente até que ponto você é uma pessoa de Deus e um líder espiritual. Segundo , ser um homem de vida irrepreensível . Significa que aquele aspira ao episcopado desfrute de excelente reputação e seja eximido de qualquer nódoa escandalosa, uma vez que a pessoa de Deus deve ser conhecida pela sua integridade. Nas palavras de Calvino, o presbítero não deve

OS ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS DE DEUS

Os atributos comunicáveis de Deus são  aqueles que os homens também possuem ou que Deus nos comunica. A diferença é que as qualidades humanas são imperfeitas e os atributos de Deus são perfeitos. Vejamos alguns atributos comunicáveis de Deus. 1. O CONHECIMENTO DE DEUS. Deus conhece tudo a respeito de si mesmo, de todos e tudo no passado, presente e futuro. O salmista ficou impressionado em face do abrangente, exaustivo e infinito conhecimento divino: “...Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir” (Salmos 139.1-6). 2. O AMOR DE DEUS . O amor não é Deus, mas Deus é amor (1 João 4.8). O amor de Deus é imerecido sacrificial. Ele nos amou,sendo nós ainda pecadores (Romanos 5.8). Além disso, o amor de Deus é duradouro, não muda, permanece sempre o mesmo, apesar de nossos defeitos e erros (Jeremias 31.3). Deus ama e nunca cessa de amar!  3. A JUSTIÇA DE DEUS . Deus sempre age  segundo o que é justo e ele mesmo é o  parâmet