Pular para o conteúdo principal

APRENDENDO COM AS TRAGÉDIAS


Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo (João 16.33)
Nosso País foi sacudido por pelo menos três tragédias nesse início de ano: A 1ª foi em Brumadinho, a 2ª no Rio de Janeiro (enchentes com deslizamentos) e a 3ª também no Rio (incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo). 

Tragédia, a rigor, é o que acontece sem a intervenção do homem, tipo: terremotos, tsunamis e tempestades. Em Brumadinho está mais do que provado que foi crime ambiental e industrial. Foi "tragédia anunciada". No Rio jogadores de futebol muito jovens dormiam em "containers", caixas metálicas improvisadas que eram utilizadas como dormitório. Havia só uma porta para entrada e saída. Resumindo: nessas tragédias viu-se claramente do que é capaz o ser humano. O que menos importa é a vida. 

A sociedade levou um "tapa na cara" por causa da ganância, incompetência e negligência de uns poucos. Quem vai trazer de volta os mais de trezentos mortos e desaparecidos de Brumadinho e os dezessete do Rio incluindo os das enchentes e do incêndio? Famílias inteiras destroçadas e sonhos interrompidos! Nada escapa ao controle de Deus, inclusive as tragédias. Ele permite que elas ocorram, certamente com propósito. Deus é o Senhor da História e a dirige conforme seus desígnios e propósitos. Soubemos da morte de muitos irmãos e irmãs nessas tragédias. 

A Bíblia diz: "Sabemos que todas as coisas cooperam (concorrem) para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8. 28). Oremos por todos os familiares que estão sofrendo por causa das vidas que se foram e também para que recuperem seus bens materiais. Oremos também pelos que estão internados. Oremos pelas autoridades, empresários e nosso País para que tragédias como essas não se repitam. 

LIÇÕES DA TRAGÉDIA
  1. Ela é consequência do pecado; 
  2. Está presente na vida do cristão; 
  3. Deus é soberano e está no controle de tudo; 
  4. Cada vida humana vale muito para Deus e 
  5. A nossa segurança está somente em Jesus. 

Rev. Lineu Faria

Redes Sociais: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DECRETOS DE DEUS

Deus é soberano sobre tudo e sobre todos. Desde toda a eternidade, ele determinou soberanamente, tudo quanto há de suceder, e executa a sua soberana vontade em toda a criação de conformidade com o seu plano predeterminado. Nas palavras de Wayne Grudem “ os decretos de Deus são os divinos desígnios eternos por meio dos quais, antes da criação do mundo, ele determinou tudo o que acontece ”. Em face disto iremos ressaltar algumas características do Decreto de Deus para melhor compreensão do assunto. 1. É ETERNO . É eterno no sentido em que o decreto nasceu na mente eterna de Deus. Que Deus desde toda a eternidade preordenou todas as coisas que acontecem (Atos 15. 18). Ele conhece o final desde o princípio.  2. É SÁBIO . Todas as coisas acontecem pela sábia providência divina (Salmos 104. 24). O universo não é governado por destino ou sorte, mas por um Deus pessoal e sábio. Devemos ver a mão de Deus nos acontecimentos de todos os dias, pois ele faz cooperar todas as coisas

CARACTERÍSTICAS DE UM BOM PRESBÍTERO

O ofício de Presbítero não pertence a todo e qualquer homem, visto ser o mesmo algo valiosíssimo e ainda aqueles que o aspiram devem ponderar prudentemente se são capazes de suportar uma responsabilidade tão pesada. João Calvino  P or esta razão, há algumas qualidades que devem marcar a vida de um presbítero. Sem elas nenhum homem cristão será um bom presbítero. Primeiro , ser um homem de oração . Sem oração não há poder. Sem oração não há espiritualidade. E. M. Bounds disse: “ Muita oração é o sinal e o selo dos grandes líderes de Deus ”. Nenhum conhecimento substitui a oração ou falta dela. A sua vida de oração revela claramente até que ponto você é uma pessoa de Deus e um líder espiritual. Segundo , ser um homem de vida irrepreensível . Significa que aquele aspira ao episcopado desfrute de excelente reputação e seja eximido de qualquer nódoa escandalosa, uma vez que a pessoa de Deus deve ser conhecida pela sua integridade. Nas palavras de Calvino, o presbítero não deve

OS ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS DE DEUS

Os atributos comunicáveis de Deus são  aqueles que os homens também possuem ou que Deus nos comunica. A diferença é que as qualidades humanas são imperfeitas e os atributos de Deus são perfeitos. Vejamos alguns atributos comunicáveis de Deus. 1. O CONHECIMENTO DE DEUS. Deus conhece tudo a respeito de si mesmo, de todos e tudo no passado, presente e futuro. O salmista ficou impressionado em face do abrangente, exaustivo e infinito conhecimento divino: “...Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir” (Salmos 139.1-6). 2. O AMOR DE DEUS . O amor não é Deus, mas Deus é amor (1 João 4.8). O amor de Deus é imerecido sacrificial. Ele nos amou,sendo nós ainda pecadores (Romanos 5.8). Além disso, o amor de Deus é duradouro, não muda, permanece sempre o mesmo, apesar de nossos defeitos e erros (Jeremias 31.3). Deus ama e nunca cessa de amar!  3. A JUSTIÇA DE DEUS . Deus sempre age  segundo o que é justo e ele mesmo é o  parâmet