Pular para o conteúdo principal

AS VIRTUDES DA MULHER DE DEUS

Em Provérbios 31.10-31 nós temos um acróstico do alfabeto hebraico exaltando os valores da mulher de Deus. A mulher virtuosa é uma joia rara de grande valor. Por esta razão, esta poesia divina nos apresenta as virtudes da mulher de Deus.

Imagem relacionada 

1. Ela é fiel.O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho. Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida” (v.11,12). Ela é uma mulher confiável. Sua conduta é irrepreensível. Ela não dispõe seus olhos para outros homens. Não existe felicidade no lar sem fidelidade conjugal. As novelas estimulam a prática sexual antes e fora do casamento, bem como o adultério. No entanto, a mulher virtuosa diz: Eu sou do meu amado e o meu amado é meu! 

2. Ela é diligente.Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos. É como o navio mercante: de longe traz o seu pão. É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho. Cinge os lombos de força e fortalece os braços. Ela percebe que o seu ganho é bom; a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as mãos ao fuso, mãos que pegam na roca” (v.13-19). Esta mulher não trabalha murmurando, mas de bom grado. Esta mulher não apenas consome, mas produz. Está sempre em atividade contribuindo para o bem-estar da família! 

3. Ela é generosa. Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado” (v.20). Além de cuidar da sua família, também cuidava dos pobres. Ela dedicava parte de sua renda para socorrer quem precisasse. Ela não era avarenta, mas estendia a mão para ajudar os pobres e necessitados. 

4. Ela é temente a Deus.Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada” (v.30). Beleza não põe mesa. A beleza é uma coisa passageira. Por exemplo: uma doença poderá manchá-la em pouco tempo, um acidente pode destruí-la, a velhice certamente a secará e a morte e a sepultura a consumirão. Entretanto, a mulher que teme ao Senhor tem a verdadeira beleza! Pois o temor ao Senhor completa e coroa o seu caráter! Feliz dia da mulher presbiteriana! 
Pr. Marcello Gomes

Redes Sociais: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DECRETOS DE DEUS

Deus é soberano sobre tudo e sobre todos. Desde toda a eternidade, ele determinou soberanamente, tudo quanto há de suceder, e executa a sua soberana vontade em toda a criação de conformidade com o seu plano predeterminado. Nas palavras de Wayne Grudem “ os decretos de Deus são os divinos desígnios eternos por meio dos quais, antes da criação do mundo, ele determinou tudo o que acontece ”. Em face disto iremos ressaltar algumas características do Decreto de Deus para melhor compreensão do assunto. 1. É ETERNO . É eterno no sentido em que o decreto nasceu na mente eterna de Deus. Que Deus desde toda a eternidade preordenou todas as coisas que acontecem (Atos 15. 18). Ele conhece o final desde o princípio.  2. É SÁBIO . Todas as coisas acontecem pela sábia providência divina (Salmos 104. 24). O universo não é governado por destino ou sorte, mas por um Deus pessoal e sábio. Devemos ver a mão de Deus nos acontecimentos de todos os dias, pois ele faz cooperar todas as coisas

CARACTERÍSTICAS DE UM BOM PRESBÍTERO

O ofício de Presbítero não pertence a todo e qualquer homem, visto ser o mesmo algo valiosíssimo e ainda aqueles que o aspiram devem ponderar prudentemente se são capazes de suportar uma responsabilidade tão pesada. João Calvino  P or esta razão, há algumas qualidades que devem marcar a vida de um presbítero. Sem elas nenhum homem cristão será um bom presbítero. Primeiro , ser um homem de oração . Sem oração não há poder. Sem oração não há espiritualidade. E. M. Bounds disse: “ Muita oração é o sinal e o selo dos grandes líderes de Deus ”. Nenhum conhecimento substitui a oração ou falta dela. A sua vida de oração revela claramente até que ponto você é uma pessoa de Deus e um líder espiritual. Segundo , ser um homem de vida irrepreensível . Significa que aquele aspira ao episcopado desfrute de excelente reputação e seja eximido de qualquer nódoa escandalosa, uma vez que a pessoa de Deus deve ser conhecida pela sua integridade. Nas palavras de Calvino, o presbítero não deve

OS ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS DE DEUS

Os atributos comunicáveis de Deus são  aqueles que os homens também possuem ou que Deus nos comunica. A diferença é que as qualidades humanas são imperfeitas e os atributos de Deus são perfeitos. Vejamos alguns atributos comunicáveis de Deus. 1. O CONHECIMENTO DE DEUS. Deus conhece tudo a respeito de si mesmo, de todos e tudo no passado, presente e futuro. O salmista ficou impressionado em face do abrangente, exaustivo e infinito conhecimento divino: “...Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir” (Salmos 139.1-6). 2. O AMOR DE DEUS . O amor não é Deus, mas Deus é amor (1 João 4.8). O amor de Deus é imerecido sacrificial. Ele nos amou,sendo nós ainda pecadores (Romanos 5.8). Além disso, o amor de Deus é duradouro, não muda, permanece sempre o mesmo, apesar de nossos defeitos e erros (Jeremias 31.3). Deus ama e nunca cessa de amar!  3. A JUSTIÇA DE DEUS . Deus sempre age  segundo o que é justo e ele mesmo é o  parâmet