Os apóstolos tomaram uma decisão rápida e sábia para estancar a murmuração, o conflito e a distribuição injusta na igreja, uma vez que as viúvas dos helenistas estavam sendo esquecidas na distribuição diária. Por esta razão os apóstolos tomaram medidas para solucionar esta crise na igreja.
1º Passo: Convocaram a comunidade dos discípulos: o diálogo aberto, franco e sincero. Quem não comunica se estrumbica (se dar mal).
2º Passo: Falaram da sua prioridade ministerial e incapacidade de realizarem tudo sozinho. Os apóstolos não eram superhomens. Eram limitados em sua missão e capacidade! Por isso, disseram: “Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas”. A obra social não é inferior à obra pastoral. É só uma questão de chamado. Outras pessoas na igreja poderiam fazer esse serviço. Segundo RC Sproul: Nos Estados Unidos, 17 mil ministros abandonam o ministério todos os anos porque são “pau para toda obra” e aí eles não aguentam e abandonam o ministério!
3º Passo: Escolher sete homens capazes e qualificados para esse encargo: “Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra. O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia (Atos6.3-5). Estes sete homens deveriam ser qualificados: de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria. Homens sem caráter (compram e não pagam, desonestos, injustos, trambiqueiros, enganadores, picaretas, fofoqueiros, ladrões) carnais e insensatos são um entrave para a obra de Deus. Estes homens deveriam ser dispostos para o trabalho da igreja: “aos quais encarregaremos deste serviço”. O diaconato na igreja não é status, é serviço, é trabalho, é disposição! Não há espaço na igreja para o crente preguiçoso, indolente, indisposto!
4º Passo: A ordenação dos diáconos: “Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos”. Eles foram comissionados e autorizados a exerceram esse ministério. Eles seriam parceiros na obra de Deus. Os apóstolos seriam da diaconia da palavra: (“e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra) e estes homens eleitos seriam da diaconia das mesas. Seriam ministérios complementares: uma bênção no serviço da igreja! E assim surgiu a primeira junta diaconal.
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