Pular para o conteúdo principal

O DIACONATO, UMA BÊNÇÃO NO SERVIÇO DA IGREJA

Os apóstolos tomaram uma decisão rápida e sábia para estancar a murmuração, o conflito e a distribuição injusta na igreja, uma vez que as viúvas dos helenistas estavam sendo esquecidas na distribuição diária. Por esta razão os apóstolos tomaram medidas para solucionar esta crise na igreja.

1º Passo: Convocaram a comunidade dos discípulos: o diálogo aberto, franco e sincero. Quem não comunica se estrumbica (se dar mal). 

2º Passo: Falaram da sua prioridade ministerial e incapacidade de realizarem tudo sozinho. Os apóstolos não eram superhomens. Eram limitados em sua missão e capacidade! Por isso, disseram: “Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas”. A obra social não é inferior à obra pastoral. É só uma questão de chamado. Outras pessoas na igreja poderiam fazer esse serviço. Segundo RC Sproul: Nos Estados Unidos, 17 mil ministros abandonam o ministério todos os anos porque são “pau para toda obra” e aí eles não aguentam e abandonam o ministério!

Imagem relacionada3º Passo: Escolher sete homens capazes e qualificados para esse encargo: “Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra. O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia (Atos6.3-5). Estes sete homens deveriam ser qualificados: de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria. Homens sem caráter (compram e não pagam, desonestos, injustos, trambiqueiros, enganadores, picaretas, fofoqueiros, ladrões) carnais e insensatos são um entrave para a obra de Deus. Estes homens deveriam ser dispostos para o trabalho da igreja: “aos quais encarregaremos deste serviço”. O diaconato na igreja não é status, é serviço, é trabalho, é disposição! Não há espaço na igreja para o crente preguiçoso, indolente, indisposto! 

4º Passo: A ordenação dos diáconos: “Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos”. Eles foram comissionados e autorizados a exerceram esse ministério. Eles seriam parceiros na obra de Deus. Os apóstolos seriam da diaconia da palavra: (“e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra) e estes homens eleitos seriam da diaconia das mesas. Seriam ministérios complementares: uma bênção no serviço da igreja! E assim surgiu a primeira junta diaconal. 

Pr. Marcello Gomes

Redes Sociais: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DECRETOS DE DEUS

Deus é soberano sobre tudo e sobre todos. Desde toda a eternidade, ele determinou soberanamente, tudo quanto há de suceder, e executa a sua soberana vontade em toda a criação de conformidade com o seu plano predeterminado. Nas palavras de Wayne Grudem “ os decretos de Deus são os divinos desígnios eternos por meio dos quais, antes da criação do mundo, ele determinou tudo o que acontece ”. Em face disto iremos ressaltar algumas características do Decreto de Deus para melhor compreensão do assunto. 1. É ETERNO . É eterno no sentido em que o decreto nasceu na mente eterna de Deus. Que Deus desde toda a eternidade preordenou todas as coisas que acontecem (Atos 15. 18). Ele conhece o final desde o princípio.  2. É SÁBIO . Todas as coisas acontecem pela sábia providência divina (Salmos 104. 24). O universo não é governado por destino ou sorte, mas por um Deus pessoal e sábio. Devemos ver a mão de Deus nos acontecimentos de todos os dias, pois ele faz cooperar todas as coisas

CARACTERÍSTICAS DE UM BOM PRESBÍTERO

O ofício de Presbítero não pertence a todo e qualquer homem, visto ser o mesmo algo valiosíssimo e ainda aqueles que o aspiram devem ponderar prudentemente se são capazes de suportar uma responsabilidade tão pesada. João Calvino  P or esta razão, há algumas qualidades que devem marcar a vida de um presbítero. Sem elas nenhum homem cristão será um bom presbítero. Primeiro , ser um homem de oração . Sem oração não há poder. Sem oração não há espiritualidade. E. M. Bounds disse: “ Muita oração é o sinal e o selo dos grandes líderes de Deus ”. Nenhum conhecimento substitui a oração ou falta dela. A sua vida de oração revela claramente até que ponto você é uma pessoa de Deus e um líder espiritual. Segundo , ser um homem de vida irrepreensível . Significa que aquele aspira ao episcopado desfrute de excelente reputação e seja eximido de qualquer nódoa escandalosa, uma vez que a pessoa de Deus deve ser conhecida pela sua integridade. Nas palavras de Calvino, o presbítero não deve

AS QUALIFICAÇÕES DE UM BOM DIÁCONO

O diácono é o ministro da beneficência na igreja. A sua origem, instituição e função é descrita por Lucas em Atos 6.3. Há dois ministérios na igreja: a diaconia das mesas (Atos 6. 2-3) e a diaconia da palavra (Atos 6.4), a ação social e a pregação do evangelho . Segundo o Rev. Hernandes Dias Lopes: O ministério das mesas não substitui o ministério da Palavra, nem o ministério da Palavra dispensa o ministério das mesas. Nenhum dos dois ministérios é superior ao outro. Ambos são ministérios cristãos que exigem pessoas espirituais, cheias do Espírito, para exercê-los. A única diferença está na forma que cada ministério assume, exigindo dons e chamados diferentes. Além das características já mencionadas, virtudes semelhantes às dos presbíteros devem ornar a vida dos diáconos. Qualidades essas que devem marcar as suas vidas (1 Timóteo 3. 8-13). 1. Respeitáveis : O caráter de um diácono da igreja deve ser tal, que imponha respeito aos de fora, inspirando-lhes confiança e desperta