Pular para o conteúdo principal

O Cristão e o Coronavírus
            A Organização Mundial de Saúde classificou o Coronavírus como uma pandemia, uma vez que há registros de casos nos seis continentes do mundo. Em face dessa pandemia, fronteiras foram fechadas, voos cancelados, escolas com aulas suspensas, velhos e crianças considerados como grupos de risco, prejuízos financeiros enormes e o pânico assolando o mundo. No entanto, diante desse quadro sombrio em que vivemos, eis algumas orientações bíblicas para nós:
1. Deus é o nosso refúgio. O Salmista disse: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações” (Salmo 46.1). Reinos se abalam, as nações bramam, os homens entram em desespero, mas Deus permanece no Trono reinando. Ele é o nosso socorro bem presente nas calamidades da vida. Ele cuida de nós em nossa dor e aflição! Ele não perdeu o controle de nada.
2. Não tenha medo. O medo produz tormento. O medo não ajuda e só piora a situação. O Senhor disse: “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel” (Isaías 41.10). Não entre em pânico. Nem coronavírus, nem gripe suína, nem ebola, nem tempestade, nem pandemias, nem terremotos, nem tsunamis, nem qualquer outra calamidade poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus!
3. Ore a Deus. É tempo de orar. É tempo de voltarmos para Deus em arrependimento, humildade e fé: “Se eu cerrar os céus de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2Crônicas 7.13-14). É tempo de clamarmos a Deus pela saúde pública, pelo país, pelas autoridades constituídas, pela restauração das famílias, pelos que sofrem nos leitos da enfermidade.
4. Seja prudente e bondoso. Faça a sua parte cuidando de si, seguindo as recomendações básicas de higiene, como lavar bem as mãos com água e sabão, cuidando dos seus, especialmente os idosos e as crianças, sem esquecer de ser solidário para com todos os que sofrem. É tempo de compaixão. A Bíblia diz: “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade” (Cl3.12).
5. Não seja inocente. As más notícias vendem mais do que pão quente em padaria. Existem muitos que gostam de propagar mentiras e terror, pois quanto pior melhor, para obterem vantagens políticas e econômicas. Pois os poderosos criam dificuldades para vender facilidades. No entanto, o homem que teme ao Senhor “não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no Senhor” (Sl112.7).
Rev. Marcello Gomes de Oliveira Costa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DECRETOS DE DEUS

Deus é soberano sobre tudo e sobre todos. Desde toda a eternidade, ele determinou soberanamente, tudo quanto há de suceder, e executa a sua soberana vontade em toda a criação de conformidade com o seu plano predeterminado. Nas palavras de Wayne Grudem “ os decretos de Deus são os divinos desígnios eternos por meio dos quais, antes da criação do mundo, ele determinou tudo o que acontece ”. Em face disto iremos ressaltar algumas características do Decreto de Deus para melhor compreensão do assunto. 1. É ETERNO . É eterno no sentido em que o decreto nasceu na mente eterna de Deus. Que Deus desde toda a eternidade preordenou todas as coisas que acontecem (Atos 15. 18). Ele conhece o final desde o princípio.  2. É SÁBIO . Todas as coisas acontecem pela sábia providência divina (Salmos 104. 24). O universo não é governado por destino ou sorte, mas por um Deus pessoal e sábio. Devemos ver a mão de Deus nos acontecimentos de todos os dias, pois ele faz cooperar todas as coisas

CARACTERÍSTICAS DE UM BOM PRESBÍTERO

O ofício de Presbítero não pertence a todo e qualquer homem, visto ser o mesmo algo valiosíssimo e ainda aqueles que o aspiram devem ponderar prudentemente se são capazes de suportar uma responsabilidade tão pesada. João Calvino  P or esta razão, há algumas qualidades que devem marcar a vida de um presbítero. Sem elas nenhum homem cristão será um bom presbítero. Primeiro , ser um homem de oração . Sem oração não há poder. Sem oração não há espiritualidade. E. M. Bounds disse: “ Muita oração é o sinal e o selo dos grandes líderes de Deus ”. Nenhum conhecimento substitui a oração ou falta dela. A sua vida de oração revela claramente até que ponto você é uma pessoa de Deus e um líder espiritual. Segundo , ser um homem de vida irrepreensível . Significa que aquele aspira ao episcopado desfrute de excelente reputação e seja eximido de qualquer nódoa escandalosa, uma vez que a pessoa de Deus deve ser conhecida pela sua integridade. Nas palavras de Calvino, o presbítero não deve

AS QUALIFICAÇÕES DE UM BOM DIÁCONO

O diácono é o ministro da beneficência na igreja. A sua origem, instituição e função é descrita por Lucas em Atos 6.3. Há dois ministérios na igreja: a diaconia das mesas (Atos 6. 2-3) e a diaconia da palavra (Atos 6.4), a ação social e a pregação do evangelho . Segundo o Rev. Hernandes Dias Lopes: O ministério das mesas não substitui o ministério da Palavra, nem o ministério da Palavra dispensa o ministério das mesas. Nenhum dos dois ministérios é superior ao outro. Ambos são ministérios cristãos que exigem pessoas espirituais, cheias do Espírito, para exercê-los. A única diferença está na forma que cada ministério assume, exigindo dons e chamados diferentes. Além das características já mencionadas, virtudes semelhantes às dos presbíteros devem ornar a vida dos diáconos. Qualidades essas que devem marcar as suas vidas (1 Timóteo 3. 8-13). 1. Respeitáveis : O caráter de um diácono da igreja deve ser tal, que imponha respeito aos de fora, inspirando-lhes confiança e desperta